SOLENIDADE DE HOMENAGEM PÓSTUMA PELOS 187 ANOS DA MORTE DO FREI CANECA
13 DE JANEIRO DE 1825 – 13 DE JANEIRO DE 2012.
PROMOÇÃO DA GRANDE LOJA INDEPENDENTE DE PERNAMBUCO – GOIPE
ENTEGA DE COMENDA DE “COLABORADOR EMÉRITO” AO IAHGP
LOCAL: PRAÇA FREI CANECA
PALAVRAS DE: MARGARIDA CANTARELLI
Senhoras, Senhores
É com especial emoção que agradeço à GRANDE LOJA INDEPENDENTE DE PERNAMBUCO, em nome do INSTITUTO ARQUEOLÓGICO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO PERNAMBUCANO que tenho a honra de presidir, e no dos demais homenageados pela outorga da COMENDA DE “COLABORADOR EMÉRITO”.
Este local e esta data têm um significado marcante na História de Pernambuco e, mais que isto, na História das Idéias, na História da Liberdade. Joaquim da Silva Rabelo, Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo – Frei Caneca é a personificação e o símbolo do sacrifício da vida, em nome da liberdade para um povo. Como ele próprio expressou “morre um liberal, mas não morre a liberdade”.
O Instituto Arqueológico que dentro de poucos dias – neste mês de janeiro de 2012, completa os seus 150 anos de ininterrupto funcionamento, foi instalado no Convento do Carmo do Recife – na Biblioteca Provincial, exatamente na manhã do dia 28 de janeiro de 1862.
Frei Caneca carmelita, o Instituto Histórico nasce no Convento do Carmo; Frei Caneca maçom, membros da Maçonaria integraram o Instituto desde a sua fundação. Eu, como descendente de Padre Roma, carmelita e maçom, estou aqui participando deste evento. Seria acaso? Não há acaso, tudo está nos planos do Grande Arquiteto do Universo.
Se há 95 anos – 1917, quando a Revolução da qual Frei Caneca e o Padre Roma participaram completava um século, o Instituto Arqueológico colocava esta placa referencial neste local, e hoje estamos aqui reunidos, nesta homenagem póstuma promovida pela Maçonaria, é porque há um compromisso do qual não podemos nem devemos nos afastar. Este compromisso é com a preservação da memória destes ilustres pernambucanos, das Instituições às quais pertenceram, através das Instituições a qual pertencemos – o IAHGP e a Grande Oriente Independente de Pernambuco – temos esta missão!
O IAHGP como guardião de exemplares do Tiphys Pernambucano, do Preciso
Concluo estas breves palavras, com um compromisso público de continuar o trabalho de