Abertura do VI Festival RioMar de Literatura

ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS E RIOMAR

ABERTURA DO VI FESTIVAL RIOMAR DE LITERATURA

DATAS: 17 E 18 DE ABRIL DE 2018

PALAVRAS DE: MARGARIDA CANTARELLI

Amigas e amigos da Literatura e da Cultura,

Estamos, com imensa satisfação, abrindo este VI FESTIVAL RIOMAR DE LITERATURA , estórias, poesias, música e teatro para vocês, e o terceiro em que a Academia Pernambucana de Letras se associa a esta louvável atividade cultural do RioMar Recife.

O nosso agradecimento ao RioMar Recife, na pessoa da competente e dinâmica amiga Carmen Peixoto e toda a sua equipe igualmente comprometida com o êxito deste Festival, reflexo da liderança maior do empresário João Carlos Paes Mendonça a quem agradecemos mais esta oportunidade de levar a boa literatura ao público recifense e de outras cidades.

Este ano, foram escolhidos como homenageados deste Festival, dois acadêmicos da nossa Academia Pernambucana de Letras, escritores reconhecidos pelo valor de sua obra, no Brasil e no exterior, ambos muito premiados, professores, além do que completaram coincidente e recentemente idades emblemáticas. São eles: Luzila Gonçalves Ferreira – nesta tarde e Raimundo Carrero, amanhã – pelos seus 70 anos!

Como disse, a homenagem de hoje vai para Luzila Gonçalves Ferreira – de Garanhuns , onde nasceu a Paris onde se doutorou, passando pelo Recife, Buenos Aires, e tantos outros cantos e encantos  – que bela travessia – tudo isto e seu excepcional talento, tornam-na uma escritora do mundo!

Sua obra não só vastíssima, é acima de tudo séria, consistente e densa: romances, poesias, ensaios, biografias, literatura infantil, contos, tudo com aquele toque de uma pesquisadora e historiadora excelente – aguda e cuidadosa. Um de seus contos foi transformado em filme que vocês verão a seguir e por ela mesma apresentado: AZUL.

Luzila tem na sua obra um forte viés voltado para a mulher: as mulheres abolicionistas, as poetisas, as jornalistas (imprensa feminina) no século XIX – um Discurso Feminino Possível, Les Femmes dans la ville; A presença feminina na  Assembleia Legislativa de Pernambuco, no século XX. Além dos ensaios e das biografias algumas inéditas, como a da índia Simoa Gomes, a fundadora da cidade de Garanhuns.

Luzilá – premiadíssima: no Recife, em Alagoas, na ABL, no Rio, nas mais diversas categorias de prêmios.

Luzila  – a professora de graduação e pós graduação na Universidade Federal de Pernambuco, na Argentina e na França; conferencista em vários Estados do Brasil, no Canadá, em Cuba, no Peru, na França (em várias cidades), portanto, aqui, acolá e além mar.

Mas gostaria, antes de encerrar, dizer alguma coisa que não está nos seus livros, sobre a pessoa, que muitos aqui já conhecem, de Luzilá! É um ser humano iluminado. Amor a sua família – quando fala sobre os filhos, dos seus lábios pingam mel; de uma simplicidade e amor à natureza, verdadeiramente franciscana; sua solidariedade é total. Luzilá é uma amiga leal, aliás para ser amiga, a lealdade está implícita! Ela é a amiga que cada um de nós gostaria de ter e eu tenho o privilégio da sua amizade, que é recíproca!

Aproveitem esta tarde – porque se as nuvens ora encobrem o sol, neste frágil e úmido outono recifense, o brilho de Luzilá  encherá esta sala refletindo sobre todos nós!

Obrigada pela presença e pela atenção!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *