INAUGURAÇÃO DA VARA DE PETROLINA
DIA: 25 DE FEVEREIRO DE 2005
LOCAL: PETROLINA/ FORUM
PALAVRAS DE: MARGARIDA CANTARELLI
Senhoras, Senhores,
Volto a Petrolina, como sempre com a satisfação de quem tem na alma um amor filial marcado por laços familiares e confirmado pela medalha Nilo Coelho, que V.Exa. Senhor Prefeito, generosamente me outorgou. Desta feita, venho para cumprir um compromisso com a terra e comigo mesma – instalar a segunda Vara Federal nesta cidade. E o faço na certeza de que trará grandes benefícios ao seu povo, que é também o meu povo.
Se quando recebi a medalha Nilo Coelho falei do passado, da história desta cidade, recordei fatos e pessoas que fizeram com o seu trabalho e sua dedicação a Petrolina de hoje, do jeito que ela é, agora é de falar do futuro, do que ela poderá vir a ser. E este futuro é visivelmente promissor.
O desenvolvimento econômico desta região, constatável e reconhecido, dispensaria maiores comentários. Há uma série de oportunidades que se apresentam e circundam alvissareiras estas margens fecundas do São Francisco. Terra em que se plantando tudo dá, como previram noutras plagas há 500 anos os descobridores deste país. Olhos percucientes de investidores nacionais e internacionais encontraram aqui um novo El-dourado.
Mas é preciso que não percamos de vista no afã do crescimento e dos investimentos, buscar e atingir, sobretudo, o desenvolvimento humano – este em que os benefícios do progresso não recaiam apenas sobre alguns, mas sobre todos, especialmente aqueles menos favorecidos.
Assim, a vinda de mais uma Vara Federal, trazendo consigo um Juizado Especial Adjunto, com a característica de voltar-se para o social, de oferecer o acesso à justiça, mais fácil e rápido, deixa uma agradável sensação de dar uma contribuição a um novo modelo de desenvolvimento que entendemos ser mais justo. A presença do Judiciário,